segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que serei?

Sou da História.
Em 90% do tempo, confesso, estou no passado.
Estou tentando conhecer o passado entendê-lo.
Estou em busca do passado e de suas nuances para projetá-lo no presente.
Na maioria do tempo, me lamento por não estar no passado, por não poder ter vivido-o e sentido-o "na pele" sabe?
Mas, também admito que perco algum tempo preocupada com meu futuro.
Assim, indago ao vento: "O que serei?".
Ou seja, não é raro me pegar pensando em onde, como, com quem e o que estarei fazendo eu em 5, 15 ou 50 anos...
Assim, indago ao vento: "O que serei?"
(...)
Convivo com poucos idosos "de fato" (aqueles com mais de 80 ok?!).
Uns poucos, os avós por exemplo, vieram em alguns aspectos de realidades próximas
e em outros não.
Todavia, o que ando observando no geral, é o fato de como é sem propósito a rotina, o dia a dia da maioria dos idosos.
E estou falando da falta COMPLETA de propósito mesmo.
O que observo é que a partir de determinada época da vida eles simplesmente acordam para ir dormir - sem mentira nenhuma e simples assim.
Logo, se lhes perguntarmos:
"- o que o senhor(a) fará hoje?!" ou "- tem alguma programação?"
eles certamente dirão que não.
E, pasmem, não estou falando em sair "para passear" nem nada.
Estou falando em molhar um jardim, assistir um filme na TV,
ajudar um neto com o jantar ou sei lá, dobrar os lençóis da cama sabe?
Coisas assim: BÁ-SI-CAS.
Pois é, constato, cada vez mais abismada, que para a maioria deles, a medida que os anos passam
mais eles "deixam de viver". Mas é deixar de viver mesmo.
Eles simplesmente acordam sem propósito nenhum, nem pros próximos 15 minutos.
...e que tristeza é uma vida sem propósito!
Temo MUITO esse destino - que só pode, é claro, levar à depressão não?!
Rezo à Deus que possa me fazer, mesmo na velhice,
uma pessoa ativa e cheia de vida independente da idade.
Uma pessoa com propósito de fato.
(não deve ter coisa pior...)
MARI
:/

Nenhum comentário: