quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Também não sou "gênia", assim como você!



Este ano ministrei uma capacitação para os professores do PRO-JOVEM/URBANO
em João Pessoa. O tema? O recurso das artes plásticas no cotidiano de nossas aulas.
A discussão foi bacana, mas caía sempre no mesmo “ponto comum”:
“Não faço nada disso, não tenho criatividade!”.
Aí, eu, a capacitadora, respirava fundo... sabe por que?
Porque essa conversinha, a meu ver, é a saída dos acomodados.
Afinal, quem de nós é gênio?
Aqui neste mundinho, você conhece alguém que é a reencarnação do Da Vinci?!
Certamente não!
Sendo assim, logicamente, dinamizar uma aula – e usando recursos pouco usuais como os das artes plásticas (ainda mais se você é professor de Matemática, por exemplo) – é um GRANDE desafio para QUALQUER professor.
QUALQUER UM – que não seja reencarnação de ninguém, rs.
A diferença entre todos nós, chama-se INTERESSE, DISPOSIÇÃO E BOA VONTADE.
(aquilo que os acomodados chamam de falta de aptidão, de falta de habilidade e como último recurso, falta de tempo – afinal, por que uns têm tempo e outros não?!).
Que este post seja claro: não estou aqui dizendo que TODOS meus colegas são assim,
mas  não tenho nenhum receio em afirmar que conheço aos montes aqueles que fazem
esse “estilo”: “pegador de garapa, o vulgo garapeiro”
(garapeiro = expressão popular que designa sujeito que gosta de “pegar carona no navio alheio”).
Veja meu caso:
“Nossa, é demais como você é criativa. Você faz por isso, por que é “natural” no seu caso. Você tem habilidade!”
Sinto lhes informar que meu caso, como o de 90% daqueles que apresentam alguma dinamicidade vez ou outra em suas atividades docentes, é fruto de nada mais do que interesse.
ÓH!
É sério. Não há mistério nem segredo.
O passo a passo?
Compre um livro e leia.
Converse com outros colegas da área e peça detalhes de trabalhos interessantes que eles fazem em seus lócus de trabalho.
Perca tempo pesquisando sites de escolas, blog´s de tumas/alunos, blog´s de demais professores do país.
Converse com sua turma, descubra os interesses dela – afinal com a turma interessada e envolvida TUDO funciona.
Enfim, PERCA TEMPO.
Perca noites.
Pesquise.
No final, misture tudo, adapte  a ideia – logicamente às suas possibilidades, recursos e circunstâncias – e experimente.
Garanto, não doi.
E sabe o que não doi também? Chamar outros colegas para ajudar, para colaborar, para pesquisar junto, para COMPLEMENTAR a ideia original e fazer daquilo de fato sucesso.
Sabe por que a maioria dos professores “esforçados” – e não gênios – não gostam de “compartilhar” suas ideias?
Por que em muitos aspectos tornam-se até egoístas mesmo? – e aqui infelizmente admito que posso me encaixar.
Por que é muito MUITO chato você ter um trabalhão extra e entregar tudo pronto, assim de “mão beijada” a alguém que vai usar tudo e ainda fazer sucesso.
O problema é ver o sucesso do colega? Não.
O problema é ver o sucesso do que colega sem vê-lo trabalhar para isso.
É isso que me incomoda.
Colegas esforçados, interessados e cheios de boa vontade, quando fazem sucesso – e podem reparar, vivem fazendo – dá até gosto aplaudir e dizer por aí:
“aquele lá, eu conheço, merece demais tudo o que tem!”.
Mas os garapeiros, gaiatos, que vivem de “pegar carona no navio” alheio, esses me incomodam profundamente.
Afinal, não somos gênios, assim como vocês.
#FicaDica

MARI.

Nenhum comentário: