terça-feira, 4 de março de 2014

Combater o bom combate...


Estamos, todo nós, sempre respaldados pela premissa do relativismo.
Afinal, tudo é relativo. E, como diria meu professor de física, "depende muito do referencial".
É incrível como não adianta currículo, estudos, leituras e dedicação...
(O bom mesmo são os cabelos brancos e a pose de que "sabe o que faz"... 
mas, claro, isso também é relativo. rs)
É incrível como não adianta a prática correta e justa pautada na democracia...
(O bom mesmo é lembrar que estamos incluídos num Sistema que nos engolirá...
ah, tivesse eu tomado a pílula azul e não a vermelha heim Matrix?!
mas, claro, isso também é relativo. rs)
É incrível como as coisas são como são e como os discursos e ideias
são discursos e ideias apenas. No máximo interessantes.
(mas, claro, isso também é relativo. rs).
Relativo ou não. As coisas estão. E definitivamente, discordo delas.
(...e quanto a isso não há relativização).
E não é o Sistema que me "ameaça" que pode não me "aproveitar", as vezes penso
muito sobre o fato de EU não querê-lo ou não aproveitá-lo. Simples assim.
Tenho pensado que...
"por que é que o Sistema é que nos testa e não nós a eles?"
"por que eu é que tenho que me enquadrar?"
(e seguir debatendo-me com meus valores, sensibilidades e fé...).
Penso como complicamos tudo...
"quem foi que disse que ser "feliz" é está incluído nisso tudo?
E se a felicidade estiver justamente na distância disso?
E se eu morasse numa casinha na roça, comendo o que eu planto e dormindo sob a luz das estrelas...
eu não seria "feliz"? Por que sim? Por que não?"
(...)
De todas as passagens bíblicas, é essa a que mais - e sempre - "martelou" e "martela" meu juízo:
"...combater o bom combate e guardar a fé. Combater o bom combate e guardar a fé...".
O "bom" e o "ruim", graças a Deus, também são relativos.
Assim, o "bom" combate do Sistema, pode não ser o meu.
E é nisso que eu tenho pensado.
Sofrer e me adequar negando-me ou ficar em paz e buscar o meu caminho, mesmo que "alternativo".
Parecer/Ser isolado não significa estar sozinho.
Cada dia mais, tenho mais certeza disso.
Pare. Olhe. Escute. E depois, não muito depois pois a vida é breve demais para conformismos e incertezas eternas. O risco se corre mesmo em "aparente segurança", vá. FAÇA.
Combata. Mas só os BONS combates.
MARI.

Nenhum comentário: