segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sob outro ângulo...




Se tem uma coisa que escuto repetidas vezes da minha psicóloga
e que aprendi na minha jornada de pesquisadora na universidade
é a olhar as coisas por outro ângulo e outro e outro e outro...
A Historiografia me ensinou que a verdade não existe.
A verdade é temporal, momentânea... e principalmente, ela depende
- como diria meu odiado professor de física da escola, rs -
"do referencial"... é meus amigos, TUDO DEPENDE DO REFERENCIAL.
Todo dia, em cada situação a que me exponho e a cada experiência que vivo,
é disso que me lembro.
A cada vez que converso com alguém e escuto uma "baboseira" sem fim,
fico alí olhando para pessoa, vendo sua boca mexer, suas mãos gesticularem...
mas deixo de assimilar o que ela diz e faço "cara de Monalisa" enquanto penso:
"não é incrível como essa pessoa pensa ASSIM sobre isto?
É o oposto do que eu diria, ou pensaria..."
ou então
"...eu nunca tinha pensado ASSIM, desse jeito, sobre isso...".
Tentar entender a perspectiva dos outros não quer dizer que eu abandone as minhas.
Todavia, entender o olhar, os espectros sobre o qual o outro fala, e vê,
faz das relações humanas algo menos "combatente" e mais complacente.
Entender, claro, não é aceitar.
Entender o outro não é vestir a carapuça do "sou errado sempre, óh céus, como sou ruim", não é isso.
Entender o outro é tentar perceber PRINCIPALMENTE que EU e minha visão, ou ponto de vista,
não somos o CENTRO do mundo.
Quando se entende isso, a vida fica menos pesada - até por que o outro também pode mudar, ou você e suas ideias ou ideais também podem mudar...
afinal, o mundo gira, as pessoas - incluindo você mesmo - crescem, desenvolvem-se...
novas descobertas são feitas na ciência, na religião, na vida...
Nada é eterno.
Nada se cria, tudo se transforma.
Que bom seria se todo mundo pensasse assim: se transformar não se significa mudar.
A transformação traz, acrescenta.
Mas a essência, os valores, o carater devem sempre ser os mesmos
só que acrescidos da sabedoria do tempo, da experiência de vida...
Os ângulos são tantos... é preciso aceitar melhor isso.
Conviver melhor com isso.
Só quando quisermos tirar "os reis das nossas barrigas",
para que o mundo e os outros tenham que ser e agir/reagir conforme nossa vontade,
é que seremos pessoas melhores - até por que "a verdade", como diria Jesus Cristo...
"o que é a verdade"?!
MARI
 

Nenhum comentário: