quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sou brasileira sim sinhô!

Sou brasileira sim, com orgulho e com amor.
E não tem copa, governo A ou B ou qualquer outra ideologia
oportunista que queira me fazer justamente enfraquecer meu patriotismo,
minha identidade cultural e social ou meu lugar 
- no sentido estrito do termo - que vá me fazer desistir daquele que é minha essência.
Não é ser ingênuo, nem é reprodução alienada de discurso partidário,
é consciência que uma nação é muito mais do que um "saco de pancada".
Somos nós todos que a construímos 
e a re-construimos historicamente a muiiiiiiiitos anos. 
Somos co-partícipes das vitórias, conquistas e avanços 
bem como das derrotas, fatalidades e retrocessos.
Queremos mais à nossa pátria? Sim, mais. Muito mais. Merecemos mais.
Mas não nos esqueçamos da nossa História, do nosso caminho até aqui -
independente do que se fez na gestão A, B,C - não esqueçamos de nossas 
histórias.
Infelizmente, nos vejo em processo gradual (e triste) de transformação (majoritária) numa nação que odeia a se mesma, que não se valoriza, que não se compreende, que não se defende, que não se auto-analisa, que não se orgulha, que não trabalha por si mesma, que não pensa positivo e pior, que não busca encontrar caminhos de crescimento.
Se não nos conhecermos, se não encontramos motivos para sonhar e querer crescer e se não colocamos toda essa vontade em prática, QUE NAÇÃO HERDARÁ NOSSOS FILHOS E NETOS?


(...)


Sou mesmo da contramão. Sou careta, daquela dos "velhos tempos"...
daquela que acha que nosso país tem 1001 problemas 
e realidades miseráveis e que muito tem a fazer para sair do SUBdesenvolvimento MAS que é a minha casa e mais do que isso, é meu LAR.
Por isso mesmo, não vou me contentar com essa situação permanente 
mas não posso, ao mesmo tempo, renega-lo ou desacredita-lo 
esquecendo de seu potencial de crescimento tanto físico, econômico, cultural e político E, PRINCIPALMENTE, social, sim, o social.
É essa nossa maior riqueza: o nosso povo. É nele e na sua capacidade que confio.
E é por isso que nesta copa, e nas demais que virão, 
nesta Olimpíada, e nas demais que virão, 
e em todas as demais competições esportivas 
ou situações em que meu, NOSSO, país estiver sendo representado
terei orgulho de "vestir a camisa" e de dizer que esse é meu lugar.
Por que, apontar 1001 erros e ficar aqui virtualmente xingando A, B, ou C é fácil.
Difícil mesmo é "botar a mão na massa" e fazer a diferença. 
Sim por que "querer é poder" e "saber é poder" DESDE que se aja!
Tomar consciência é MUITO DIFERENTE da conscientizAÇÃO
(como bem pôs Paulo Freire outrora).
Então, você, revoltado de plantão, o que faz na prática para melhorar as 1001 desgraças do nosso país além desse partidarismo facebookquiano barato

(que nem graça tem mais... agora já está penoso sabe?! #FICADICA)?!

(...)


Vai meu Brasil, entre em campo no futebol,
e todas as grandes áreas que forem preciso, e dê o seu melhor. 
A minha torcida, sempre terá.
"O lugar é maior do que as pessoas. Pessoas passam, o nação não."
MARI

Nenhum comentário: