segunda-feira, 4 de maio de 2009

Balança comercial DEVE ser sempre favorável pow!

Olha que fique bem claro que continuo fã demais do Ney,
mas esse é um momento EPA pra ele!
EPA meu filho,"Tacucaramba"!
Cobrar R$ 160.00 pro seu show (inicialmente era R$180.00) é realmente uma tristeza!
Eu até compreendo o lado dos artistas e da arte em si em nosso país: DESVALORIZAÇÃO total e completa.
Todo mundo que ver, curtir, dizer que é fã, contar com alguma manifestação artística- seja de que tipo for- nas suas festas e dizer que é "demais".
O problema é que na hora de investir na Arte-principalmente financiando o artista, porque afinal ele sobrevive como qualquer outro mortal, de sua profissão-a galera não prioriza, não reconhece e pior, desdenha sem nenhum medo.
Um artista de verdade e que está na ativa a tantos anos,
como é o caso do Ney, não está aí por acaso.
Ele investiu muito nessa carreira.
E investiu de tudo um pouco.
Estudou, empregou muito do seu tempo concebendo e ensaiando apresentações,
compondo, gravando, viajando... enfim, trabalhando.
Tudo bem, o artista talentoso por natureza sai na frente rumo ao seu lugarzinho ao sol, na medida em que não terá que " descobrir"-sendo bem generosa- um dom da noite pro dia.
Mas isso não quer dizer que ele não dê duro para manter tudo o que mais for necessário para poder trabalhar com dignidade.
Enfim -também porque tenho um quê artístico dentro de mim, e quem me conhece sabe- tenho a noção bem delineada do que é "Ser artista" num país como o nosso.
Mas, na minha humilde opinião, isso não justifica cobrar R$180.00 num show!
Pocha por mais talentoso que seja a criatura de que adianta
tudo isso se ela não tem público, se não há platéia?
E não estou intercedendo por show´s beneficentes não!
Afinal, ninguém é igreja pra viver de caridade!
Mas tudo tem que ser relativizado, reavaliado.
Claro que nem sempre um preço significa o real valor de um produto, mas é preciso saber avaliar sempre a amelhor alternativa de sobrevivência nesse capitalismo louco em que vivemos!
Bom, é duro demais pensar a Arte como mercadoria, mas é a essa triste altura que estamos...
Neyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy, tenta equilibrar mais a balança a favor de ambos os lados! Garanto que todo mundo ganharia mais com isso, inclusive o acesso a Arte de qualidade!
(porque será que os show´s de forró eletrônico a R$15.00 vivem cheios?!)
Essa vida é mesmo uma doidera!
MARI
:)

Um comentário:

Priscyla disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
quero ir pro show de Ney Matogrosso Também...
Snif
Mas só na outra encarnação, quando eu nascer filha de atriz da globo.
hauuahauhau
Bjos Mari!