terça-feira, 12 de maio de 2009

"Saber é Poder"


(João Pessoa)
(Epitácio Pessoa)
É incrivel, mas há semanas que se tornam vazias e sem sentido
(digo isso não só pensando-as como produto de nossas ações,
mas também quando pensamos sob a perspectiva de aquisição
de conhecimentos-seja lá de que tipo forem).
E isso realmente não é bom.
Efetivamente desde o início desse período- que emocionantemente pra mim é o último-
as minhas semanas tem sido tudo, menos vazias.
Quanto conhecimento tenho adquirido?
Vixe... é difícil mensurar!
As vezes imagino meu cérebro como uma daquelas estantes de metal cheia de gavetas/fichas dos arquivos públicos, e, nesses últimos tempos, a sessão de "conhecimentos sobre a Paraíba" tem sido viva e efusivamente alimentada.
Meu Deus, até quando conseguiremos viver preocupando-nos somente com nosso umbigo e nosso futuro?
Quando é que a memória do que foi construído (não só materialmente), vivido e discutido será finalmente preservada? (e não conservada)
Como é que conseguimos viver e querer tão bem nosso país, estado, cidade e bairro e não ter o mínimo de interesse em saber como chegamos aqui,
o que nos levou a ser o que somos hoje e principalmente,
o significa todos os nomes, os edificios, os mitos, as lendas, e tradições PELO MENOS da nossa cidade e estado?
Como é que não cobramos de nossas escolas e dos nossos currículos o acesso e a aprendizagem também sobre o local, sobre de onde viemos e quem somos?
Até quando o outro, o desenvolvido, o sistema e tudo o que nós desvia de nós mesmos,
nos será mais interessante?
Talvez chegue o triste momento, porém emergencialmente necessário, em que lamentaremos o tempo perdido e as atitudes que não foram tomadas quanto a isso tudo...haverá esse dia?
Espero francamente que sim.
E como futura profissional comprometo-me a empenhar-me profundamente nisso,
a começar por aqui.
No ínicio do Post temos duas grandes personalidades paraibanas,
muito pouco conhecidas de fato, Epitácio Pessoa e seu sobrinho João Pessoa.
Ambos foram talvez , os políticos de maior representatividade em âmbito nacional
do nosso Estado.
E frequentemente em nosso cotidiano, os "heroicizamos" sem saber o porque ou que méritos foram os deles para isso (no caso do segundo até o nome de nossa capital ele recebeu).
E garanto: a tanto o que saber, o que se "des-construir" e o que investigar...
Admito que sabia tanto quanto todo mundo (ou um tiquinho a mais)
sobre nossas histórias paraibanas, mas, euforicamente posso afirmar hoje,
não sou mais totalmente leiga no assunto.
Meus conhecimentos, alimentados como já disse, me tornaram uma profunda admiradora das tramoias, crises, conflitos, jogadas e estatégias políticas, econômicas, sociais e culturais de nossas gestões administrativas ao longo de todo o período republicano.
E, apesar o contato inicial, já sei do prazer que terei em aprofundar ainda mais as discussões.
Conheça você também melhor os "porques" dos rumos que a vida de nosso Estado (e consequentemente também a nossa) e acesse mais os valiosos,
e exitantes estudos históricos na área.
"Saber é poder", já me dizia sabiamente uma amiga de verdade.
Seja "poderoso" e acesse o saber,
só assim saberemos de verdade.
Paraíba meu amor, amo-te ainda mais por tudo o que foste e és.
Temos problemas e muitos vícios admito, mas também temos a capacidade de escolher os caminhos que devemos trilhar,
para tanto, é preciso sair da alienação e da margem, é preciso saber, conhecer.
MARI
:)






Nenhum comentário: