sexta-feira, 27 de março de 2009

Música Clássica: é preciso ser sensível pra curtir...


EU AMO MÚSICA CLÁSSICA!
Devo dizer que nossa convivência( música clássica e eu) teve seu ponto de partida quando tinha 8 anos e começei com as aulas de ballet clássico.
Minha casa não é exatamente musical, mas posso dizer que é bem "artística" se analisar bem direitinho.
Meus pais são "meio autodidatas" em áreas de artesanato bem antagônicas, e além disso, sempre tocaram e cantaram assim, como quem não quer nada sério sabe? Nas festas de família, e rodinha de amigos, no mínimo um bom violão sempre esteve presente.
E sem querer dá uma de nerd intelectualizada, mas devido a educação musical regada a Alceu Valença, Morais Moreira, Anos 60 e 80, Chico, Gil, Os clássicos italianos e franceses, o sambão daqueles cheios de cadência, Paco de Lúcia, Mercedes Sosa, Gigliola (e tantos outros) , acabei me acostumando a abrir não só o ouvido, mas o coração para novos acordes e melodias, e foi mais ou menos por ai que a música clássica se apresentou e ficou de vez na minha vida.
Tava refletindo sobre isso ontem antes de dormir: "quando foi que começei a curtir esse tipo de música tão incomum?".
É que ontem pude assistir pela primeira vez a Orquestra Sinfônica da Paraíba bem de pertinho e ao vivo. É mesmo de arrepiar!
Tem como não se emocionar? Comigo é impossível, aí eu dô aquelas tossidinhas, invento uma pequena congestão nasal, rsrs, e acabo conseguindo- espero que sim- disfarçar as lágrimas diante de tamanha beleza!
O Mozart, soube ontem, escreveu entre outras coisitas mais, 40 SINFONIAS- somente. Caraca, e olha que sou quase leiga quanto a técnica da música e de partituras e tal mas, com o pouco de noção que tenho já dá pra saber que para compor 40 sinfonias como a que ouvi/senti ontem, é preciso mesmo ser muuuuuuuito abençoado.
É engraçado como escuto os instrumentos conversarem durante a execução, é como se no final dessa "discussão" eles conseguissem nos passar uma mensagem, uma lição.
Ontem saí especialmente apaixonada pelo som dos intrumentos de sopro, nossa que som!
As flautas, os clarinetes, a tuba e outros muito diferentes que na minha santa ignorância não consegui identificar, que diferença, que doçura e que agradável contribuição aos nossos ouvidos.
Bom e por fim, não poderia deixar de comentar sobre a emoção dos músicos professores da orquestra que ao serem anunciados se mostraram extremanete emocionados pelo trabalho realizado não só ali, mas ao longo da carreira.
Minha nossa, um homem que toca, admira e ensina música com instrumentos tão específicos deve ser mesmo, no mínimo, muito mais sensível para que possa assumir essa posição.
Gostaria francamente, de conhecer pessoas de gosto mais- não vou dizer erudito, nem refinado porque dá uma sensação de superioridade e não é disto que se trata- incomum como esse, seria realmente interessante.
E vai uma dica pra quem gostaria tentar conhecer melhor as maravilhas desse estilo de música: que tal começar com a Família Lima? Eles fazem um som clássico/contemporâneo mais fácil de assimilar. Não irão se arrepender!
Muita música na vida de vocês, a minha ultimamente anda mais musical...
MARI
:)

4 comentários:

roxana disse...

me encanta la musica clasica, porque la seinto con el alma, pero de instrumentos y tecnicas no se nada! Un beso y buen fin de semana

Kalinne Arcoverde disse...

Família Lima é mara!
Boa sugestão Mari!
Beijo me liga!

Márcio Almeida Júnior disse...

Parabéns pelo post. Música clássica de fato é muito bom.

ChulapA disse...

musica eh td de bom
:)
mas a classica eu tento ouvir
mas nao sou muuuuito fa nao
rs
infelizmente
bjos