quarta-feira, 17 de abril de 2013

...tem "gente" que esquece disso...


Estava eu tentando dormir ontem as 00:45 da manhã de hoje na frente da TV...
quando no jornal de repente informam o resultado de pesquisas numa universidade
de psicologia comportamental num sei da onde:
"...em 70% dos casamentos hoje em dia há traição.
Isso acontece por que somos induzidos "pelo sistema" a ter a sensação de que podemos ter,
comprar ou possuir tudo aquilo que quisermos. Logo, com as pessoas isso também acontece.
Se você não tem o que acha que precisa no casamento, nada mais "normal" do que ir consumir
o que sente falta fora dele".
Acho que foi essa informação que acabou de acabar com meu sono.
Tenho que dizer que a cada "novidade" dessa eu penso em como a instuição
"casamento" está mesmo falida no século XXI.
E além da falência do matrimônio,
existe associada a ela a falência de outra coisa muito pior: a falência da "palavra".
Digo isto por que o casamento, a meu ver, no fundo é um compromisso de palavra.
(por mais que se assine papel ou que se chame testemunhas...)
A verdade é que você está se comprometendo, dando sua palavra,
fazendo uma escolha VOLUNTÁRIA de estar se colocando naquela situação.
Por isso, não tem como não ver a traição como incoerência, falta de consideração
com o outro e de respeito consigo mesmo.
Afinal, é tão simples não cometer esse deslize: é só ficar solteiro!
Por que é que as pessoas ficam juntas se querem continuar se comportando como se estivessem sozinhas? Isso não devia ser uma coisa lógica?
Eu acho "o cúmulo da essência capitalista" você tratar a outra pessoa, outro ser humano,
como se ela fosse um copinho descartável que você usa e joga fora a qualquer instante.
Penso que talvez o problema é que as pessoas têm feito do casamento, por incrível que pareça e em pleno século XXI, pura convenção social.
Eu começo a acreditar que, na verdade, as pessoas não se amam como dizem,
elas querem mesmo é mostrar para os outros e para si mesmas que não estão sozinhas.
(o que é ridículo, mas me parece que é essa a questão...)
Como se ficar sozinho fosse um problema - é, mas para muita gente talvez seja.
Será que as pessoas tem ficado tão insuportáveis que nem elas se "auto-aturam",
é isso? Huhauahauha (triste sina).
Aí, se casam de qualquer jeito, "para não ficarem sozinhas" e para terem para "onde voltar"
no final do dia... e olha que até tem uns casais que acham mesmo que ISSO é amor...
Sacanear. Enganar. Não cumprir sua palavra. Magoar,
e tudo o mais que envolve uma traição, é AMAR?
Nossa, imagine então o "desamor"! Deus me livre, tenho até medo de pensar.
Se as pessoas se conectassem mesmo umas com as outras e de fato se comprometessem,
essa pesquisa não seria assim tão triste, mas real.
(...)
Eu acredito que o amor num casamento deve ser tão sublime em si mesmo,
que não haverá espaço para uma terceira pessoa.
Entretanto, isso só acontece quando se AMA mesmo o outro, literalmente.
Quando se importa, se cuida, se admira, se apaixona todo dia pelo outro.
Talvez a ideia do que é o AMOR no nosso século é que esteja comprometida.
Mas fato é que, pra mim, essa contemporaneidade MAIS UMA VEZ não me convêm.
Triste sina a do casamento contemporâneo... :(
Fica meu registro aqui para a turma que prefere estar só a mal acompanhado - sábios valentes.
MARI
:/
PS. Pessoas têm sentimentos, têm sonhos... se você não tem e nem dá valor a nada disso,
não haja como se os outros fossem como você. Ninguém tem o direito de fazer do outro
uma mercadoria qualquer. Não somos coisas, somos gente. SOMOS GENTE - mas tem
"gente" que esquece disso...

Nenhum comentário: